Pesquisar este blog

sábado, 10 de maio de 2014

ABERTURA DA TEMPORADA MONTANHISMO JF




Encontro de montanhista
Abertura de temporada de escalada em Juiz de Fora

Cronograma:

8h as 10h escalada em rocha setor paredes.

10h as 12h escalada em rocha setor esportivo.

Horário para livre escalada, com intuito de ter o maior numero de pessoas escalando nas paredes do Yungue .

12h as 14h rapel e escalada para iniciantes

A equipe ERA ira disponibilizar equipamentos para os visitantes vivenciarem um rapel de 20mt ideal pra iniciantes terem o 1° contato com o esporte.

14:30h as 15:30h palestra de filosofia

15:30 as 16:30 workshop sobre conquista,

16:30 as 17:30 mesa redonda

Como Chegar:

Ponto de Referência: Pedreira Santo Santo Cristo

Localização: Juiz de Fora. Bairro Linhares - Fazenda do Yungue. Pedreira Santo Cristo. Zona Leste.
10 km do centro. Face predominante WNW. Altitude 1023 m.

Acesso: Pela Rua Diva Garcia, avenida principal que cruza os bairros Vitorino Braga e Linhares até o Bairro Fazenda do Yungue. A linha de ônibus vermelho Linhares 428 é a única que vai até lá. O ponto final é no portão amarelo da Pedreira; porém a entrada para a Área de Escalada fica uns 100 metros adiante: uma porteira à direita em frente ao setor de Falésias. Carros ficam estacionados aqui na beira da estrada. Daí são apenas uns 100 metros a pé, dependendo do setor. 
Cuidado para não pisar nas plantações e canos de irrigação.

Situação especial: Propriedade particular da Pedreira Santo Cristo (em atividade).
ATENÇÃO: Por causa das DETONAÇÕES que têm ocorrido próximas ao cume, toda a Área de Escalada da Pedra do Yungue SÓ ESTÁ LIBERADA aos DOMINGOS e FERIADOS. Isso porque ao darem esses tiros (como dizem), mesmo sendo do outro lado, pedras menores voam para a face das vias. Portanto, cuidado também com pedras que têm se acumulado nos platôs das vias de parede.
A autorização aqui nos foi concedida apenas com fim de passagem para a rocha; não sendo permitido nadar, pescar, acampar ou transitar na área da Pedreira.

Características:
Se trata da maior formação rochosa encontrada dentro dos limites de Juiz de Fora, se estendendo por mais de 1 km de base e quase 200 metros de altura.
Além da importância paisagística, o que sobrou das matas ao seu redor, abriga a nascente do Córrego do Yungue. E apesar das detonações da mineração causarem no mínimo estranhesa, toda a área - que é de proteção - é fiscalizada por cinco órgãos ambientais e, felizmente ou infelizmente, está licenciada. Restando a "garantia" segundo as plantas legais de que a encosta principal (a frente do Yungue) jamais virá a ser pó de pedra.  
Dessa frente, a face Oestenoroeste - sendo a beirada esquerda de menor potencial para escalada e a direira já próxima a extração (face sul) - o Campo Escola se desenvolve nos cerca de 400 metros centrais da montanha. Nitidamente divido nos setores: Paredes, Falésias e Blocos, mais os setores Domingo e Pedreira. 
A rocha tem textura granítica de boa aderência, não sendo lisa como o calcário nem tão abrasiva para as mãos, sendo formada por gnaisse kinzigitico.
A maioria das escaladas apresenta trechos em regletes e pequenas lacas, alternado com grandes agarras e degraus, sendo inexistentes lances típicos de pura aderência. No entanto, mesmo as paredes "mais fáceis" apresentam boa verticalidade e até pequenos negativos, garantindo no mínimo entradas de V e crux de VII.
Das vias em livre - 14 Paredes, 24 Falésias (esportivas), 9 vias em Blocos e 23 Top ropes – somente 5 são fendas protegidas em móvel; sendo a grande maioria escaladas de placa em grampos e chapeletas; podendo-se, em todas elas, utilizar corda de 50 metros para subir e descer. A essas 70 vias, somam-se ainda 21 Boulders e 8 Artificiais, totalizando 99 linhas.

Preserve a natureza mantenha o local limpo!!!!

Kmom ......

Boas Escaladas thurma......


Mais Informações:

Helder Souza: 8858-0744
Thiago Medina: 8887-1977


Nenhum comentário:

Postar um comentário