Pesquisar este blog

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Equipe da TV Panorama conheceu de perto esse Esporte Radical !

A equipe de reportagem da TV Panorama subiu o Morro do Cristo, em Juiz de Fora para acompanhar a Equipe E.R.A., que pratica o rapel, esporte criado a partir das técnicas do alpinismo.


O ponto de partida fica perto do Mirante. Para chegar é preciso passar por uma trilha. A Equipe E.R.A pratica o esporte mais de um ano e agenda passeios com pessoas que querem se aventurar no montanhismo.


Quem passa as instruções é o Thiago Medina. Depois de uma rápida conversa, é hora de começar a vestir o equipamento de segurança: uma “cadeirinha”, que é uma espécie de cinto; o mosquetão e freio, que prende a corda, e a luva, que também faz parte. A técnica do rapel é simples: a mão controla a corda e a gravidade auxilia na descida. A 900 metros de altitude, a vista é incrível.



O ponto de vista de quem pratica o rapel mostra a atenção que se deve ter durante o trajeto. Além disso, revela um ângulo da cidade que pouca gente está acostumada a ver. No começo, a descida é lenta,  mas no meio do percurso o instrutor sugere algumas manobras radicais.

Na parte final, o último desafio: o ponto mais íngreme, quase vertical, que exige mais esforço físico. Dez minutos e 40 metros depois, terra firme e sem cordas. De volta ao ponto de encontro dos praticantes.

A partir de dez anos já é possível praticar o rapel.
Os equipamentos são revisados a cada ano e seguem as normas de segurança.

Existem mais dez pontos para a prática do esporte em Juiz de Fora. A sensação que se tem é de uma tranquilidade enorme. A cidade toda está lá embaixo e nas alturas só o silêncio e os sons da natureza.

Estar pendurado por uma corda em um lugar tão alto pode até assustar no começo.
Mas depois, ninguém vai esquecer da aventura de praticar um esporte radical !
(Michel, Silea e Thiago)


Ah, e pode ficar despreocupado mesmo: primeiro porque todo o equipamento necessário pra sua segurança fica disponível pro seu uso durante essa aventura. E depois, porque o pessoal da ERA tá lá pra te ensinar todos os truques e garantir sua segurança.
Então vai providenciando uma roupinha leve, a garrafinha de água, o boné e o filtro solar e vem logo curtir essa super aventura!


CONTATO : 8887-1977 THIAGO MEDINA
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário